sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Olá, depois de muito tempo volto a escrever...
esta semana na disciplina de FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ATUAÇÃO DOCENTE com  a PROFª CARMEN CECILIA SCHMIT, no período 12/08 a 17/0, nos foi proposto a discussão sobre quatro perguntas da disciplina com base nas leituras da semana, então: 
Perguntas:
1) Como o autor  compreende o surgimento das diferentes teorias que explicam os diferentes tipos de ensino que aconteceram/acontecem ao longo da história da educação?
2) Como e porque o autor argumenta a necessidade da pedagogia e da didática na prática pedagógica contemporânea?
3) Quais as relações possíveis de serem estabelecidas, até agora,  entre as teorias modernas e o debate contemporâneo relativo à educação?  
4) Por que e para que estamos estudando este assunto?
  Respostas:

1)      Lendo o texto proposta e analisando como o autor  compreende o surgimento das diferentes teorias que explicam os diferentes tipos de ensino que aconteceram/acontecem ao longo da história da educação, compreendi que Líbano analisa e julga sempre o sujeito conforme o tempo, as mudanças da civilização, sua educação, sendo que a educação e construída diariamente, então analisa realidade, tempo, individualidade. Ele acredita que cada sujeito tem seu tempo homogêneo e heterogêneo ao mesmo tempo;
2)      Acredito que o autor argumenta a necessidade da pedagogia e da didática na prática pedagógica contemporânea da seguinte forma: autônoma, pesquisadora, sempre com um posicionamento perante as situações, pois cabe a ele o desenvolvimento e crescimento de seus alunos, aceitar e praticar as práticas pedagógicas. A educação é uma atividade social, que envolve entrosamento, humanização.
3)      Bom, notam-se varias relação, mas também varias diferenças...
As duas tem em comum a busca pelos objetivos da profissão; conseguir estabelecer pontos positivos e negativos da imagem do aluno autônomo e do professor também; melhoramentos e aprofundamentos da educação; analise e reflexão entre sujeito e objeto;
4)      Acredito que estamos estudando e debatendo sobre este assunto, para termos uma visão mais ampla sobre o posicionamento do professor(em todas as épocas), para também entender um pouco como as formas e também os pensamentos pois foram alterando-se conforme  o passar dos anos. Conforme cada pensador pensava em determinada época, a evolução das praticas educativas, a globalização alterando visões...
acredito que seja um bom resumo, então ate mais.
Emely

Nenhum comentário:

Postar um comentário